No STF, redes sociais defendem validade do Marco Legal da Internet |
Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Joinville começa a vacinação contra a gripe, seguindo a Campanha Nacional de Imunização. Com o objetivo de evitar aglomerações, a imunização será dividia em etapas. Na maior cidade de Santa Catarina, a expectativa é garantir a abrangência da vacinação superior a 90% do grupo prioritário.
A primeira etapa, que começa em 12 de abril, vai até 10 de maio, e contempla crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes e mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias (puérperas). Os profissionais da saúde serão imunizados em um segundo momento, ainda dentro da primeira etapa.
A vacina contra a gripe será administrada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na Sala de Vacinação da Vigilância em Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.
É importante destacar que a vacinação contra a gripe acontece paralelamente à imunização da Covid-19. Entretanto, é fundamental respeitar o período de pelo menos 14 dias entre a aplicação de um imunizante e outro.
Outro diferencial está na organização dos processos de imunização: enquanto para receber a vacina da Covid-19 o agendamento é indispensável, para a vacina da gripe não é necessário realizar o agendamento prévio.
Na segunda etapa, que terá início em maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e professores. Já na última etapa, prevista para ser realizada em junho, estão incluídas as pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores do sistema prisional, jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe em anos anteriores precisa se imunizar novamente, uma vez que, além de proteger contra os sintomas graves, o imunizante evita casos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
A utilização de máscara de proteção e a manutenção do distanciamento social nos locais de vacinação são imprescindíveis para garantir a segurança das pessoas envolvidas no processo de imunização. No site da prefeitura de Joinville (bit.ly/UBSFJoinville) é possível encontrar os endereços e horários de funcionamento das UBSFs.
Deixe seu comentário